Caso os espaços fossem pagos, o valor seria cerca de R$ 1,7 milhão, o que representa 65% do total do ano passado
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, conquistou no primeiro semestre de 2013, o total de 239 inserções na imprensa, entre veículos regionais e locais. Caso esses espaços fossem pagos, como acontecem com os anúncios publicitários, eles custariam R$ 1.686.175,09 reais, que corresponde a cerca de 65% do valor total de 2012, quando os espaços custaram R$ 2.593.397 reais.
Esses números, porém, são seguramente maiores. As presenças na imprensa – jornais, revistas, rádios, televisão e internet – são contabilizadas pela Assessoria de Imprensa da APTA, que não possui serviço de clipagem especializado. Dessa forma, certas matérias não são localizadas e computadas. Vale lembrar que somente são computadas as matérias sobre os Institutos de Pesquisa e Polos Regionais em que o nome da APTA aparece.
Neste primeiro semestre, os assuntos da APTA mais noticiados na imprensa foram: APTA de forma geral (institucional), com 49 matérias, cana-de-açúcar, 39 matérias, pesquisas de integração lavoura-pecuária-floresta, 17 matérias, Agrishow, 15, horticultura, 14, alimentos orgânicos, 12, frutas, 11, grãos e fibras, 11, piscicultura, 10, e café, 7
Por que se dedicar ao atendimento aos jornalistas?
O diálogo com os veículos da mídia é importante para fazer com que a população saiba que a ciência está atrelada com a qualidade de vida e com o cotidiano das pessoas. Ampliar esses espaços contribui para que cada vez mais os brasileiros admirem e defendam a comunidade científica. Além de ser uma prestação de contas aos contribuintes sobre o trabalho realizado nas instituições que recebem recursos públicos.
Por meio da imprensa, os governantes também tomam conhecimento de muitas atividades dos Institutos e Unidades de Pesquisa. Dessa forma, é possível sensibilizá-los sobre a importância dos trabalhos realizados. Ampliam-se também as possibilidades de parcerias com a iniciativa privada, por meio da divulgação pela imprensa, pois as pesquisas ganham visibilidade.
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) agradece a colaboração de todos os pesquisadores. Sem a participação da equipe seria inviável a exposição dos trabalhos desenvolvidos.
Abaixo, seguem os dados de presença e de valores, mês a mês e os assuntos mais noticiados. No link: http://www.apta.sp.gov.br/imprensa_relatorio/relatorioImprensa_APTA_201301semestre.pdf estão relacionados o relatório de janeiro a junho de 2013, com informações sobre entrevistados, assuntos abordados, veículos noticiados e data de publicação. É possível fazer o download para melhor visualização. Em seus registros, a Assessoria de Imprensa da APTA tem também o nome dos dez pesquisadores que mais concederam entrevista. É possível solicitar essa informação, caso seja de interesse. A Assessoria de Imprensa da APTA! fica à disposição para esclarecimento de possíveis dúvidas.
Agradecemos a todos pela colaboração.
Assessoria de Imprensa - APTA
Presença na imprensa e valores mês a mês
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Mês
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Total de matérias
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Valores
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Janeiro
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19
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R$ 117.226,60
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Fevereiro
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34
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R$ 133.226,00
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Março
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35
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R$ 359.222,00
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Abril
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48
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R$ 49.190,26
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Maio
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64
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R$ 361.389,85
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Junho
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39
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R$ 554.117,08
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Assuntos mais noticiados na imprensa
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1º
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Institucional
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49
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2º
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Cana-de-açúcar
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39
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3º
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Integração lavoura-pecuária-floresta
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17
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4º
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Agrishow
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15
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5º
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Horticultura
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14
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6º
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Alimentos orgânicos
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12
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7º
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Frutas
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11
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8º
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Grãos e Fibras
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11
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9º
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Piscicultura
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10
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10º
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Café
|
7
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