22/08/2005
Pesquisadores e estagiários que atuam no Pólo Regional do Médio Paranapanema realizaram estudo sobre a ferrugem asiática n a cultura da soja e apresentaram o resultado durante a XXVII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, que aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, em Cornélio Procópio (PR).
O trabalho "Monitoramento Climatológico e da Ferrugem Asiática (Phakopsora pachyrhizi) na Cultura da Soja na Região Paulista do Médio Paranapanema" foi apresentado pelo cientista Paulo César Reco, que desenvolve pesquisas sobre o tema há vários anos.
A pesquisa foi desenvolvida por estagiários que atuam no Pólo Regional do Médio Paranapanema sob orientação dos pesquisadores da unidade. Segundo Reco, “o trabalho foi o único apresentado sobre o assunto e teve grande repercussão recebendo sugestões para continuidade.”
De acordo com o resultado apresentado, “a incidência da ferrugem-asiática-da-soja (Phakopsora pachyrhizi), tem causado transtornos aos sojicultores da região, pois o clima predominante favorece sua ocorrência e disseminação”.
O monitoramento foi feito durante os meses de dezembro de 2004 e fevereiro de 2005, com o acompanhamento em nove localildades onde há ensaios regionais de soja coordenados pelos profissionais do Pólo Regional.
Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br