Dezembro 13,2012-10:37 AM
Acessos: 4367
Uma aula prática de solos foi realizada no dia 28 de novembro de 2012 na área experimental do Polo Regional Centro Sul, em Piracicaba - APTA, pelo pesquisador André Cesar Vitti e a engenheira ambiental e professora Nadia Valério Possignolo. A aula prática, denominada “Estudo das características morfológicas do perfil do solo”, contou com a participação de 20 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente oferecido pelas Escolas Técnicas do Brasil (ETB).
O objetivo da aula foi o de fazer com que os alunos compreendessem como se formam os solos e, principalmente, percebessem a sua importância para o ser humano e a necessidade de cuidar desse recurso natural. Além disso, a aula serviu como instrumento de apoio ao ensino de solos para alunos que, paralelamente ao ensino médio, cursam o ensino técnico.
Segundo os professores, a ideia dessa atividade de extensão foi a de mostrar aos alunos e futuros técnicos em meio ambiente que o solo não é uma composição isolada, mas é parte integrante e fundamental do ambiente natural que os cerca, sendo importante não somente no meio rural, mas também no meio urbano.
A aula foi desenvolvida de forma dinâmica. O pesquisador André Vitti procurou aproveitar as experiências dos alunos sobre a temática. Além disso, novos conhecimentos foram adquiridos pelos alunos em relação aos fatores que influenciam o intemperismo dos solos e a classificação brasileira de solos. Os novos conhecimentos foram exercitados em campo, através da análise tátil-visual dos horizontes do perfil do solo, onde os alunos puderam classificar a cor, textura, estrutura, porosidade, cerosidade e consistência do solo.
Formação profissional
Atualmente, a maioria dos jovens brasileiros em idade escolar foca seus estudos pensando na sua formação profissional. Esse cenário compreende os cursos técnicos, pois o mercado muitas vezes não espera pela formação em longo prazo de um candidato. Por isso, muitas empresas requisitam a contratação de técnicos que se graduarem em cursos mais enxutos e com mais prática do que teoria em relação à graduação.
Para viabilizar o crescimento econômico de forma sustentável, o governador Geraldo Alckmin, por exemplo, defende a formação de novos profissionais e a qualificação da mão de obra disponível. Nesse contexto, surge o Curso Técnico em Meio Ambiente, que, de forma geral, tem o objetivo de capacitar o aluno a compreender as relações existentes entre os elementos dos meios físico, natural e sócio-cultural.
Considerando as bases tecnológicas desse curso, uma das disciplinas oferecidas é a de uso e conservação do solo que visa fornecer aos alunos métodos para o planejamento do uso e manejo do solo.
Para trocar experiências ou esclarecer dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a professora Nádia Possignolo pelo e-mail nadia_valerio@yahoo.com.br
.

Pesquisador Científico do Polo Regional Centro Sul -APTA
André Cesar Vitti
19 - 3421-5196
Assessoria de Comunicação da APTA
José Venâncio de Resende
11 - 5067-0424