Cursos e Eventos

03.04.2018 - V Curso de Multiplicação de Trichodermas para Agricultura Orgânica
Terça-feira 03 Abril 2018, 08:00 - 12:00
Visualizações : 87

Resumo: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) reforçam os cuidados com o meio ambiente e a preocupação com o aumento da produção de alimentos mais saudáveis. Sem conhecer exatamente o que a Agenda 2030 da ONU reserva para a agricultura, mas cientes das dificuldades encontradas no controle químico de algumas doenças de culturas importantes faz com que nossos agricultores busquem novas tecnologias ecologicamente mais apropriadas e sustentáveis.

Dentre elas, a utilização de microrganismos no controle biológico de doenças de plantas tem se destacado, pois colabora diretamente para a redução do uso de agrotóxicos nos sistemas de cultivo convencional e integrado.

Fungos do gênero Trichoderma encontram-se entre os agentes de controle biológicos mais estudados e empregados na produção agrícola mundial. Isto porque, além de possuírem grande potencial para melhorar a sanidade e o desenvolvimento de plantas, não são patogênicos ao homem e ao meio ambiente.

Embora nos últimos anos a disponibilidade de produtos comerciais à base de Trichoderma tenha aumentado no Brasil, alguns entraves como a falta de produtos registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a carência de informações sobre esses agentes tem dificultado o crescimento deste novo e promissor mercado.

Portanto, este curso tem por objetivo fornecer informações detalhadas sobre Trichoderma, os diversos fatores que interferem no seu desempenho e suas formas de utilização nas lavouras, visando colaborar para a ampliação dos conhecimentos de todos os interessados. Para os sistemas de produção orgânico, a legislação vigente permite que o produtor orgânico multiplique microrganismos para uso próprio. Isto posta, o curso tem por objetivo também ensinar a multiplicação do Trichoderma pelos agricultores orgânicos.

Coordenação: Sebastião Wilson Tivelli

Realização: Centro de Insumos Estratégicos – UPD em Agricultura Ecológica

Público Alvo: Agricultores orgânicos, técnicos e estudantes

Nº de vagas: 30

Apoio: Prefeitura da Estância Turística de São Roque e Instituto Biológico

Informações:

Inscrições antecipadas com a sra. Cidinha

Email: mariapereira@apta.sp.gov.br

Telefone: 11 4712-2077

O número mínimo de participantes para a realização do curso são 15 participantes.

A taxa de inscrição é de R$20,00

Local: UPD em Agricultura Ecológica

Av. Três de Maio, 900 Jd. Maria Trindade, São Roque/SP

Programação:

8h00 - Abertura

8h15 - Trichoderma: o que é e para que serve – Dra. Cleusa Maria Mantovanello Lucon - Instituto Biológico

10h00 - Intervalo

10h15 - Como utilizar corretamente o Trichoderma– Dr. Sebastião Wilson Tivelli - UPD AE/ São Roque

11h00 - Multiplicação de Trichoderma para agricultura orgânica – Dra. Cleusa Maria Mantovanello Lucon - Instituto Biológico

12h00 - Encerramento