Eventos Técnicos

16.05.2018 - Oficina: "Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs"
Quarta-feira 16 Maio 2018, 08:00 - 11:45
Visualizações : 113

Resumo: Como parte das comemorações dos 90 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque, a UPD São Roque atende com essa Oficina a demanda da Divisão de Desenvolvimento Rural da Prefeitura da Estância Turística de São Roque feita no início de 2018. A Oficina ocorrerá no dia 16 de maio de 2018, no período da manhã, no auditório da UPD de São Roque, localizado à Av. Três de Maio, 900 - Bairro Cambará, em São Roque/SP

A correta identificação das Plantas Medicinais e Aromáticas, bem como o seu cultivo e manejo estão diretamente correlacionados aos resultados fitoterápicos que são esperados. Para tratar destes temas, a Dra. Sandra Maria Pereira da Silva, Pesquisadora Científica do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Apta irá expor aos participantes os principais pontos de interesse. Em complementação ao tema, a sra. Maria Neide Rogério Durand da Associação de Plantas Medicinais Nova Essência de Pindamonhangaba/SP irá demonstrar como se prepara remédios caseiros a base de plantas medicinais.

Por sua vez, as Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs estão em destaque entre as pessoas que buscam formas de alimentação mais equilibradas e saudáveis. A Dra. Cristina Maria de Castro, também Pesquisadora Científica do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Apta, trará aos participantes um pouco do conhecimento popular no aproveitamento das plantas não encontradas em prateleiras dos supermercados, além de apresentar os últimos avanços científicos entre as PANCs.

Complementando os conhecimentos sobre as PANCs, a sra. Denize Napier – Coordenadora da Alimentação Saudável do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba irá apresentar a geleia de vinagreira, o suco de cambuci, e montar uma farofa de PANCs.

Essa Oficina tem um limite máximo de 40 participantes. Por essa razão, a UPD de São Roque recomenda aos agricultores e técnicos que pretendem atender o evento no dia 16 de maio de 2018 a fazer a inscrição antecipada através do fone 11 4712-2077, com a sra. Cidinha ou através do email mariapereira@apta.sp.gov.br. A Oficina "Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais - PANCs" só ocorrerá se houver pelo menos 20 participantes. Para a Oficina há um investimento de R$20,00 por participantes.

Coordenação: Sebastião Wilson Tivelli

Realização: UPD – São Roque (Agricultura Ecológica)

Público Alvo: Aberto ao público

Nº de vagas: 40

Apoio: Prefeitura da Estância Turística de São Roque

Polo Regional do Vale do Paraíba/Apta

Informações: Email: mariapereira@apta.sp.gov.br

Fone: 11 4712-2077

Inscrição: R$20,00

Oficina ocorrerá se houver pelo menos 20 participantes

Local: Auditório da UPD de São Roque

Av. Três de Maio, 900 Jd. Maria Trindade

CEP 18133-445 São Roque/SP

Programação:

08h00 - Inscrições

08h15 - Abertura

08h30 - Plantas Medicinais e Aromáticas: identificação botânica, cultivo e manejo – Dra Sandra Maria Pereira da Silva – Polo Regional Vale do Paraíba - Apta

09h30 - Segurança Alimentar e Nutricional: plantas alimentícias não convencionais (PANC) – Dra Cristina Maria de Castro –Polo Regional Vale do Paraíba - Apta

10h00 - Intervalo

10h30 - Oficina Remédios Caseiros - sra. Maria Neide Rogério Durand da Associação de Plantas Medicinais Nova Essência de Pindamonhangaba/SP

11h10 - Oficina Cozinha Saudável - PANC - sra. Denize Napier – Coordenadora da Alimentação Saudável do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba/SP

11h45 - Avaliação e encerramento.