Arnaldo Jardim Visita a Apta em Tietê para Conhecer Trabalho de Integração Lavoura Pecuária

1 banner gado Final

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, esteve em 19 de janeiro de 2018, em Tietê, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). A Unidade beneficia 16 municípios paulistas por meio de projetos de pesquisa desenvolvidos para diversas áreas do agronegócio, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Durante a visita, o titular da Pasta visitou o prédio dos pesquisadores, que está sendo reformado e contará com instalações mais modernas, e conheceu os projetos de pesquisa em ILP e de cruzamento industrial de bovinos de corte. De acordo com o diretor da APTA Regional, Silvio Tavares, os trabalhos da UPD de Tietê com ILP visam diminuir os custos para reforma de pastagem. Para isso, é cultivado o milho juntamente com as pastagens. A semente de milho utilizada no projeto é a AC Avaré, produzida pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

"Para renovar a pastagem, o produtor tem um custo de R$ 2,5 mil por hectare, aproximadamente. Ao cultivar o milho e vender a produção, o custo é reduzido para R$ 900, em média", explicou Tavares. O projeto de ILP na UPD foi iniciado em 2014. A expectativa é que, entre junho e julho desse ano, a APTA e a Cati promovam um Dia de Campo para apresentar os trabalhos aos produtores rurais.

O projeto de cruzamento industrial de gado de corte visa o cruzamento de Nelore e Angus por meio de inseminação artificial. A pesquisa, iniciada em 2017, tem o objetivo de fornecer uma opção ao produtor rural da região, o que agrega valor à carne e proporciona qualidade superior. Segundo Tavares, cinco bezerros já nasceram oriundos do projeto piloto. A região onde está localizado a UPD de Tietê possui 200 mil hectares de pastagens passíveis de entrar nesse sistema.

O secretário Arnaldo Jardim ressaltou a relevância da pesquisa para o aprimoramento genético e para a saudabilidade dos alimentos. "O Estado de São Paulo se destaca nacionalmente no que diz respeito à agricultura e à agropecuária. Isso é fruto de muito trabalho dos nossos institutos de pesquisa e também da extensão rural. Seguindo as diretrizes do governador Geraldo Alckmin continuaremos a avançar cada vez mais e seremos, constantemente, exemplo para outros Estados", enfatizou.

Também acompanharam a visita o prefeito de Vlamir Sandei; o presidente do Sindicato Rural de Tietê, Antônio Aurélio Persona; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro.

A FAZENDA E SUA HISTÓRIA

A fazenda que abriga a UPD de Tietê da APTA data de 1928. Ela foi a primeira fazenda do Instituto Agronômico (IAC) fora da região de Campinas. Atualmente, o local desenvolve pesquisas com gado de corte, ILP e sorgo vassoura. Os projetos têm como foco a agricultura e pecuária da região do Tietê.

Por: Vinícius Agostini - CATI/SAA

Notícias por Ano