×

Observação

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Estão abertas inscrições para os principais eventos de cogumelo do Brasil

 

Compartilhar informações de qualidade sobre a produção de cogumelos para os pesquisadores e toda a cadeia produtiva fungícola é o objetivo do X SICOG – Simpósio Internacional sobre Cogumelos no Brasil e do II SIMP – Simpósio da Cadeia Produtiva de Cogumelos, que serão realizados de forma conjunta de 17 a 19 de novembro de 2021, de forma totalmente online. Os eventos, que recebem apoio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão com inscrições abertas – clique aqui.

O diretor da APTA Regional e presidente da Associação Nacional de Produtores de Cogumelos (ANPC), Daniel Gomes, explica que os eventos buscam levar informações para todos os elos da cadeia produtiva, abordando novas tecnologias e pesquisas na fungicultura do Brasil, China, Argentina, Estados Unidos e Irã. “Estes são os principais eventos da área de cogumelos do Brasil. É um momento de encontro de professores, pesquisadores, estudantes, produtores, empresários e interessados na cadeia fungícola compartilharem informações. O setor vive um momento de retomada gradual, sendo ainda mais importante essa troca entre seus diversos atores”, explica Gomes.

Retomada

A vacinação contra a Covid-19, aliada a melhora nos indicadores da pandemia, têm trazido esperança de retomada aos fungicultores, de acordo com Gomes. A extensão do horário de atendimento de bares e restaurantes também tem sido vista com ânimo pelos produtores rurais, já que esses são os principais pontos para comercialização do produto.

“Apesar de ainda ser um momento de cautela, temos boas perspectivas para o setor. É importante lembrar que a produção leva um pouco mais de tempo para essa retomada, já que muitos produtores retraíram. Mas as empresas que vendem sementes, por exemplo, têm relatado um aumento na procura por insumos. Essas empresas são um bom termômetro. Percebemos também que muitas pessoas passaram a ingressar na atividade”, conta o pesquisador da APTA.

APTA incentiva a produção de cogumelos em São Paulo

Em 2008, os cogumelos produzidos em São Paulo tinham destino certo: eram cozidos e consumidos em conserva. A situação começou a se modificar quando a cadeia produtiva perdeu proteções comerciais sobre importação e o cogumelo importado entrou no mercado brasileiro a preços muito baixos. A partir deste momento, os trabalhos de pesquisa de pós-colheita desenvolvidos pela APTA auxiliaram a comercialização de cogumelos frescos.

Deliciosos e nutritivos

Os cogumelos são ricos em proteínas de alto valor biológico em sua composição, carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais, e baixa quantidade de gordura. Estudos apontam que as propriedades anticancerígenas dos cogumelos não se esgotam. Segundo nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), esses fungos contêm uma série de substâncias benéficas com ação antiinflamatória, antissenil, antiúlcera, antiviral, antibacteriana e antitumoral, impedindo ou dificultando o aparecimento e crescimento das células cancerígenas.

Eles são ricos em um tipo especial de polissacarídeo, as β-glucanas, moléculas que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico; além de serem fibras solúveis, encontradas em maior quantidade no Champignon de Paris, no Shiitake e, principalmente, no cogumelo Piedade, que têm ação na redução dos níveis séricos de colesterol.

Por Fernanda Domiciano
Assessoria de Imprensa – APTA
fdomiciano@sp.gov.br
gsalmeida@sp.gov.br

Notícias por Ano