16.05.2016 a 20.05.2016 - I Curso de Sanidade Apícola de São Paulo
De Segunda-feira 16 Maio 2016 -  08:00
Até Sexta-feira 20 Maio 2016 - 17:00
Visualizações : 370

16.05.2016 a 20.05.2016 - I Curso de Sanidade Apícola de São Paulo

Resumo: O Curso será dirigido aos profissionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo (CDA-SAA, SP), SFA-SP/MAPA, bem como profissionais que atuam no Sistema de Saúde Animal do Estado de São Paulo preparando-os tecnicamente nas ações necessárias para a inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colméias de abelhas Apis mellifera africanizadas, com demonstrações práticas para consolidação dos conhecimentos. O programa foi planejado para possibilitar embasamento teórico e prático básico e interatividade dos participantes.

Coordenação: Erica Weinstein Teixeira - Pesquisadora Científica - APTA/SAA

Realização: Polo Regional Vale do Paraíba   

Parceria: APTA, CDA/SAA-SP, MAPA

 

Público Alvo: Profissionais da Coordenação de Defesa Agropecuária de São Paulo, bem como fiscais agropecuários da SFA-SP, MAPA e outros profissionais do Sistema de Saúde Animal que atuam nos programas oficiais de prevenção, controle e erradicação de doenças que possam afetar o plantel nacional.

 

Nº de vagas: 30

 

Informações: O curso será ministrado a profissionais integrantes do sistema oficial de defesa agropecuária (CDA/SAA-SP, SFA-SP, MAPA), visando familiarizá-los com a prática da apicultura e possíveis enfermidades que acometem as abelhas, bem como técnicas de colheita e envio para laboratório visando diagnóstico diferencial. A participação da APTA visa contribuir, por meio de tal natureza de treinamento, com o fortalecimento do Sistema de Saúde Animal no Brasil, contribuindo para aumentar o conhecimento técnico/científico dos profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, nas ações de defesa sanitária animal no País. Saliente-se que os fiscais agropecuários e outros profissionais dos serviços oficiais necessitam de capacitação para atuação na área de sanidade apícola, tendo em vista a constante ameaça de introdução de patógenos em território nacional e possíveis significativas perdas econômicas na atividade apícola, advindas de doenças que venham a se estabelecer (incluindo queda de produção de culturas típicas da região devido ao declínio da polinização). Haverá, além das aulas teóricas, aulas nos apiários experimentais da APTA, com orientações e demonstrações de ações em eventual foco para que a Defesa Agropecuária tenha condições de estabelecer ações de contenção, bem como monitoramento. O Estado de São Paulo caracteriza-se por grande exportador de mel embora não figure dentre os maiores produtores, o que indica considerável trânsito de produtos advindos de outros estados e possíveis riscos. Trata-se de atividade prevista em projeto de pesquisa em vigência – NRP 3165, tendo a pesquisadora como coordenadora.

Telefone - (12) 3642-7822

E-mail: apicultura@apta.sp.gov.br / nitc-vp@apta.sp.gov.br   

 

Local: APTA Regional Vale do Paraíba

AV Prof. Manoel César Ribeiro, 1920, Bairro Santa Cecília - Setor de Apicultura. Pindamonhangaba/SP

 

Programação:

Teórica - Abelhas no mundo, Biologia das abelhas Apis mellifera, Morfologia e fisiologia das abelhas Apis mellifera, A importância da rainha no manejo produtivo; Saúde das abelhas: contexto atual; doenças em crias de abelhas; Doenças de abelhas adultas e outros inimigos das abelhas; Comportamento higiênico: seleção x tratamento, P. larvae: foco e plano de contenção, um relato de caso; Legislação e PNSAp; Preenchimento de documentos – Form-in, Form-com, guia de Trânsito Animal, Colheita de amostras para diagnóstico.

Prática – Uso de EPI’s; materiais e equipamentos no manejo das colméias; Reconhecimento da organização da colméia; Colheita de amostras para diagnóstico; demonstração de destruição (sacrifício sanitário - colméias).