AEROPONIA - Produção “indoor” e de batata semente

loaptaregionaltxt

POLO REGIONAL NORDESTE PAULISTA

AEROPONIA

(Produção “indoor” e de batata semente)

aeroponia batata semente

A aeroponia ou o cultivo aeropônico é uma vertente da hidroponia e consiste na nebulização de gotículas (5 a 100 µm) de solução nutritiva nas raízes das plantas, que por sua vez estão suspensas no ar, em meio escuro, sem impedimento para o crescimento.
Vantagens da aeroponia para o cultivo de plantas são a maior oxigenação e menor impedimento físico para o crescimento das raízes, maior economia de água (até 90%) e fertilizantes (até 60%), bem como a facilidade de verticalização do cultivo, uma vez que não há uso de substratos e nem grandes quantidades de água na estrutura de cultivo que confiram peso e dificultem a sua sustentação. Assim, o sistema aeropônico, construído com materiais leves, pode ser facilmente empilhado em prateleiras comerciais, como estantes e suportes metálicos, sendo uma excelente opção para o cultivo vertical indoor.

Esta técnica é considerada uma das mais novas inovações na produção de alimentos do mundo, sendo utilizada com sucesso por diversos países e para diferentes espécies, incluindo alface, tomate, pepino, plantas ornamentais e flores, plantas medicinais e batata.

Além da produção de hortaliças, a aeroponia pode ser utilizada para estudos sobre deficiências nutricionais, processos bioquímicos e moleculares nas raízes, desenvolvimento e exsudação das raízes, resposta da planta à salinidade e como ferramenta de seleção para o melhoramento genético de plantas.

Contato:
Pesquisador Thiago Leandro Factor