PRODUÇÃO DE COGUMELOS COMESTIVEIS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS

PRODUÇÃO DE COGUMELOS COMESTIVEIS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS

cogumelo 01

Introdução

Sistemas agroflorestais (SAF) são sistemas análogos aos naturais otimizando o uso racional da terra conciliando a preservação ambiental e a produção de alimentos, nesse contexto a produção de cogumelos é uma atividade que possibilita o aumento de renda nesta áreas se utilizando de residuais de manejo e podas na produção de cogumelos comestíveis.

Material e métodos

Para produção de cogumelos Shiitake em sistema agroflorestal foram usadas toras e galhos de arvores provenientes de podas e manejo de áreas florestais. Para inoculação das toras foram utilizadas cravilhas colonizadas pelo fungo do Shiitake da linhagem BP e LED 241 Funfhi & Flora. As toras foram inseridas em mata fechada pelo período de 10 meses até completa colonização das toras pelo fungo do shiitake.

Resultados esperados

Espera-se avaliar o efeito do tipo de madeira e das linhagens na produção de shiitake produzido em sistema SAF.

Contato:

Daniel Gomes
daniel.gomes@apta.sp.gov.br

Polo Regional Leste Paulista - Monte Alegre do Sul (SP)
Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, Km 03
CEP: 13.910-000 - Monte Alegre do Sul (SP)