SELEÇÃO DE CLONES DE CAFÉ ROBUSTA PARA A REGIÃO DO OESTE PAULISTA

POLO REGIONAL ALTA PAULISTA

SELEÇÃO DE CLONES DE CAFÉ ROBUSTA PARA A REGIÃO DO OESTE PAULISTA

Fernando Takayuki Nakayama

Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Polo Reg. Alta Paulista Estrada 14, km 6 – CEP 17800-000, CP 191 – Adamantina/SP-Brasil. Email: fnakayama@apta.sp.gov.br

INTRODUÇÃO

A crescente demanda pelo café Robusta o elegem como uma excelente opção de cadeia produtiva sustentável para a região Oeste Paulista, haja visto as condições edafoclimáticas  serem semelhantes ao centro de origem e enquadrarem no zoneamento para cultivo da espécie. Somado a este fato verifica-se um aumento quantitativo e qualitativo de consumo da bebida expressado tanto pela indústria do café solúvel quanto pelas novas tendências de consumo de café, ressaltando a bebida espresso e “mix 3 em 1”. Neste sentido, com 10 anos de pesquisa na região Oeste do Estado, a APTA introduziu clones oriundos de regiões produtoras e selecionou materiais que estão sendo cruzados melhorados visando alta produtividade, tolerância a pragas, doenças e frio. Os clones mais promissores são oriundos de cruzamento de Robusta x Conilon, que alcançam produtividade média (3 safras)  de 70 sacas beneficiadas para a região da Alta Paulista.

OBJETIVO

O presente trabalho tem por objetivo a seleção e melhoramento de clones de café Robusta (Coffea canephora ) para a região do Oeste Paulista.

cafe robusta

VANTAGENS

• Menor custo de produção - maior produtividade;
  • Maior rusticidade (pragas e doenças) – menos agrotóxicos;
  • Sistema radicular vigoroso, melhor conversão nutricional;
  • Melhor rendimento de grãos e menor tempo de terreiro;

CONSIDERAÇÕES FINAIS

• Cultura altamente viável para as condições edafoclimáticas do Oeste Paulista;
  • Necessidade de quebra-ventos, sobretudo na fase de formação;
  • Identificou-se uma excelente qualidade de bebida de café Robusta em SP;
  • Nova opção para a agricultura familiar;
  • Em breve lançamento de clones APTA - IAC

Fernando Takayuki Nakayama